BUS Stop é uma obra de arte pública permanente que funcionará como um ponto de ônibus, formada por três grandes esculturas no formato de letras: um B, um U e um S. Um ícone para o bairro e para a cidade de Baltimore, EUA, cada letra tem mais de quatro metros de altura e dois metros de largura. Esta escultura conceitual, que funciona como um espaço de encontro, foi criada pelo coletivo espanhol mmmm... e faz parte da iniciativa TRANSIT - Creative Placemaking with Europe in Baltimore.
Conheça mais detalhes desta intervenção a seguir.
Descrição do autor. BUS é um espaço para desfrutar a espera. Um local de encontro para esperar em companhia. Esperar dentro de BUS faz com que o passar do tempo seja divertido. É um espaço lúdico em meio ao ritmo acelerado da cidade, um lugar divertido para a espera inevitável num ponto de ônibus.
As letras de BUS foram construídas com madeira e aço, materiais comumente usados em mobiliários urbanos. Protegem da chuva, do sol, do vento e das adversidades do tempo. Em cada letra cabem de duas a quatro pessoas.
" A Creative Alliance tem o prazer e a honra de poder contar com o mmmm..., um coletivo muito interessante de artistas espanhóis que tem trazido sua criatividade e arte interativa para nossa comunidade de Highlandtown", comenta Gina Caruso, Diretora Administrativa da Creative Alliance, que está trabalhando lado a lado com mmmm... no projeto. "Os passageiros serão parte da própria obra de arte enquanto esperam o ônibus. É genial...".
"O tamanho, a forma e a função de BUS podem fazer deste singular ponto de ônibus um marco para o bairro e para a cidade", comenta Ciro Márquez do mmmm… "Um ponto de ônibus que não passará despercebido, um ponto de ônibus em evidência".
BUS é a segunda obra com estas características realizada pelo coletivo mmmm... nos Estados unidos. Em 2011 o mmmm… construiu os Meeting Bowls na Times Square (Nova Iorque). Os Meeting Bowls são espaços de encontro em forma de tigela onde podem se sentar oito pessoas. Um mobiliário urbano temporário e lúdico que gera encontros frente a frente com desconhecidos. Durante o tempo que estiveram na Times Square se estima que foram vistos por 20 milhões pedestres e registrados por dezenas de milhares de fotografias.
mmmm… é um grupo com sede em Madrid que desde 1998 cria projetos para o espaço público. O grupo é composto por Emilio Alarcón, Alberto Alarcón, Ciro Márquez e Eva Salmerón. Este projeto não poderia ter sido realizado sem a ajuda de Kyle Miller e Tim Scofield, escultores locais de Baltimore, que fabricaram as três peças em colaboração com o coletivo no Tim Scofield Studios.